Top 5 Músicas #4: Cartola

cartola-3

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. De acordo com seu depoimento em Documento Inédito, se chamava Agenor, e apenas quando foi se casar viu que colocaram um “N” entre o “A e o G” ficando assim, Angenor de Oliveira. Para nāo mexer na papelada toda, deixou assim mesmo. Seu nome artístico foi apelidado pelos companheiros. Angenor trabalhou como pedreiro uma época, e usava sempre um chapéu cujo chamava de cartola para proteger sua cabeça do cimento, e daí surge o seu nome.

Comecei a ouvir Cartola aos 20 anos, e imagino que essa idade é ótima para conhecer o seu trabalho porque requer um certo amadurecimento. Mas nāo é uma regra, óbvio. Ele foi um  grande poeta com uma simplicidade adorável. Quem dera ele fosse um dos meus avos. Faço um convite a todos para desfrutarem de uma arte brasileira de qualidade.

1. O Mundo é um moinho

2. As Rosas nāo falam

3. Preciso me encontrar


4. Alegria

5. Partiu

Bônus

Tem um documentário sobre ele chamado “Música para os Olhos” dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda que conta sobre a história dele, lançado em 2006. O vídeo que coloquei da música “O Mundo é um Moinho” é um trecho do documentário. Vale muito a pena conferir!

Quem mais aí adora o Cartola? Compartilhe, vem conversar comigo 😀

Beijo, e boa semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s